Esta página de depoimentos foi sugestão de um aluno (muito querido). Fiquei meio desconfortável com a ideia, a princípio. Mas, confesso, sem falsa modéstia, que passei a adorar essa história de depoimento, ahã. Estes meninos e meninas, talvez em um dos períodos mais estressantes e complicados de suas vidas, o tal do vestibular, dão-me o privilégio de poder estar com eles. Que adolescente suporta um adulto nessas horas? Ainda mais para escrever redação? Sou uma sortuda. Nas aulas, mesmo aqueles que detestam a matéria, podem ter um tempinho de maior reflexão sobre tantos conteúdos que aprendem. Tempo fundamental para uma boa escrita, e para o meu trabalho. Assim, cada um dos meu alunos topou, ao ter aulas comigo, o desafio de ler melhor, escrever melhor, e, no limite, de se conhecer melhor. Ou seja, de pensar melhor. É preciso coragem. Mais do que falando de uma professora, de uma aula, eles estão falando de um trabalho deles, nosso. Que espero vá além do vestibular.

Profa.Luciana

Após dois anos de cursinho, resolvi procurar ajuda para a redação, já que é um dos diferenciais mais importantes para passar no vestibular. Estava completamente desanimada com o cursinho e ainda em dúvida em relação à carreira que iria prestar. Uma pessoa me recomendou a Luciana, e me lembro muito bem da primeira vez que falei com ela no telefone. Só de ouvi-la já me senti mais animada! Comecei as aulas e elas eram como um respiro na semana. Alem de me prepararem para o vestibular, de uma maneira que a redação se adequasse a mim e não o contrario, me ajudou a decidir a carreira que queria cursar. No final decidi prestar Psicologia e acabei passando na USP. Hoje, as aulas de redação são uma das poucas coisas que sinto falta da época do cursinho!

Laura S. USP/PSICOLOGIA

Conheci a professora Luciana por meio de uma colega no cursinho, precisava muito de aulas de redação, pois no meu ensino médio não tive nenhum contato com este tipo de aula e meu desempenho nas redações dos simulados estava bem ruim.  A Luciana nos traz confiança, nós cobra sempre melhores resultados, mas nos deixa bem confortáveis em cada aula. Melhorei muito minhas notas em redação, tive um ótimo desempenho na redação dos vestibulares que prestei. O melhor da prof. Luciana é que ela não vai te passar uma formula mágica, ela vai te ensinar a escrever uma ótima redação e da sua maneira, isso para que continuemos a escrever bem não só no vestibular, mas em outras ocasiões da vida também. Agradeço muito por toda a atenção e dedicação que a professora me deu durante este período, pois havia bastante o que melhorar na minha escrita. Recomendo a Luciana para qualquer colega que procurar por aulas de redação. 

Luciana G. M. Casper Líbero/Relações Públicas

Após meses de cursinho, com dúvidas em relação à carreira e notas insatisfatórias em redação tanto nos vestibulares do ano anterior quanto nas propostas do cursinho, percebi a urgência de algumas aulas individuais. Conversei com a Luciana com muita insegurança, pois faltavam algumas semanas para o início das provas e a minha dificuldade era imensa. Não achei que conseguiria uma melhora muito significativa nas nota, pois além de ter muitas dificuldades pra estruturar a redação, usava argumentos contraditórios com frequência e, muitas vezes fugia, do tema. As aulas foram excelentes, percebi avanços logo na primeira semana e fiz as provas com muito mais atenção e segurança. Os resultados não poderiam ser melhores, foram muito além do esperado e também os grandes responsáveis pelas minhas aprovações.

Thaís P. O.  USP/UNESP/Engenharia Ambiental

Tenho certeza que Luciana não cruzou meu caminho por acaso. Senti que precisava de aulas de redação particulares não só para aumentar minhas chances de entrar na USP (a minha universidade tão sonhada), mas também para os outros cinco anos do curso que escolhi: Letras. Joguei no Google, então, a seguinte frase “aulas particulares de redação” e imediatamente o site dela apareceu como primeiro da página. Cliquei e logo me identifiquei com o estilo do site. Decidi, então, tentar: marquei a primeira aula e fui. Logo percebi que as aulas eram mais que uma simples correção de um texto. Elas nem sequer pareciam com alguma aula que eu já havia tido! Estavam muito longe daquele esquema engessado dos cursinhos: a minha criatividade e o meu jeito particular de escrever finalmente passaram a ser respeitados. Além disso, nós refletíamos sobre os temas das redações e debatíamos, e eu pude contar também com dicas sobre o que ler e aonde ler para incrementar minhas argumentações e o meu vocabulário. Com o passar dos meses fui me sentindo cada vez mais confiante e preparada até que finalmente chegou o ENEM e BUM!: tirei 800 (a nota máxima é 1000) na redação e entrei na primeira lista da UNIFESP! Mas alegria mesmo foi ver o meu nome na lista da USP! Meu sonho tinha se tornado realidade! Luciana com certeza contribuiu e muito para esse final feliz. Obrigada por ter cruzado o meu caminho, Luci!

Larissa M. B.   USP e UNIFESP/LETRAS


Depois de um ano de cursinho e um resultado insatisfatório na redação da FUVEST, decidi encarar mais um ano de muito estudo, e dessa vez, dar mais atenção á escrita. Fui procurar, na internet, aulas de redação particular e encontrei o site da Lu! Liguei, e na semana seguinte já comecei as aulas. Durante quase um ano, em todas as quartas-feiras, tive a ajuda e o suporte necessários para encarar, com muito mais facilidade, uma prova de redação. Debatemos temas importantes, que muitas vezes desconhecia, sanei minhas duvidas, descobri os meus erros e obtive uma atenção que seria inviável no cursinho. O resultado final foi excelente: passei na FUVEST 2014! Com uma boa nota, inclusive na prova de português, garanti uma vaga na Escola Politécnica da USP. Agora, posso dizer que todo meu esforço valeu a pena e que a Lu foi essencial, não só por me ensinar a escrever bem, mas também, por tornar prazerosas, com seu bom humor, nossas aulas semanais.

Ana Clara F. A.  USP/ENGENHARIA


No início de 2012, decidi procurar um professor particular de redação pois senti que as aulas em grupo do cursinho não provocavam grandes melhoras nas minhas notas. Foi então que, na internet, descobri a professora Luciana. Com poucas semanas de aula, as notas das redações do cursinho começaram a aumentar e, no fim do ano, os resultados foram ainda mais evidentes devido as altas notas das redações dos vestibulares. Além disso, as aulas da Luciana aumentaram meu repertório cultural e me ajudaram a ver um mesmo assunto sob diversos pontos de vista, contribuindo também com meu amadurecimento pessoal. Tudo isso me levou à minha aprovação em dois dos vestibulares mais concorridos do país: medicina na Unifesp e na Unicamp.

Bia C.  UNICAM/UNIFESP/MEDICINA


Lembro-me da primeira aula de redação, entrei com o mesmo ânimo que entrava em todas as aulas preparatórias para vestibular, com a certeza de que veria mais do mesmo, nada diferente. Para a minha surpresa, essas aulas foram muito mais do que correções gramaticais e explicações da proposta. Aprendi a abordar os temas de uma forma mais abrangente sem perder o foco, a escrever um bom texto sem precisar abrir mão do meu estilo de escrita e criei uma proximidade com a leitura que nunca tinha tido.Durante 2 anos pude absorver tranquilamente tudo aquilo que me era posto goela abaixo no ensino médio e no cursinho, notava evolução cada vez que voltava para casa com os textos rabiscados. No entanto, o que realmente fez a diferença foi poder perguntar todas as dúvidas ridículas acumuladas por todos aqueles anos, arriscar frases que não tinha certeza se estavam certas ou não, e confessar que não sabia NADA ou quase nada do assunto apresentado. Com ela não havia o medo de ser julgada pelos colegas ou o que é pior, receber aquele olhar 'docente': de quem acabou de explicar algo e não quer conversa. Nas sulas, eu era tão livre para me expressar que a minha professora de redação virou minha cúmplice, discutíamos sobre propostas, notícias, filmes, o que estava acontecendo naquele momento. Cresci muito pessoalmente e mantenho contato até hoje com a Profs, e issoé muito mais do que só passar no vestibular.

Paula K. S.  UFSCAR/ENGENHARIA

Toda semana eu escrevia com muita dedicação minha redação, pois sabia que isso faria muita diferença, até determinaria minha aprovação. Todas às sextas à noite eu contava com a sensibilidade e o profissionalismo da Lu na correção, trabalho individualizado que fazia toda diferença. A aula de redação era a parte mais interessante da semana justamente pela sensação de que escrever não era mais uma tarefa mecanizada como as outras de um cursinho pré-vestibular, era algo que me despertava para a humanidade e subjetividade que sobreviviam em mim , o que realmente me motivava! Deu certo: a redação com o tema 'Felicidade' ou algo do tipo foi o que me colocou no curso de Medicina na Escola Paulista de Medicina-Unifesp. Hoje, já formada, sinto falta do bem que o hábito de escrever me proporcionava.

Izabela P.P.  UNIFESP/MEDICINA


Não sei por onde começar. Começarei pelo meio, pelo recheio do sanduíche, já que é mais suculento além de ser o cerne da questão toda, mas há quem goste mais das cascas. O principal foi tornar minha escrita mais orgânica, mais natural, tinha tanto pra dizer e ainda tenho, mas o medo de fazer errado me prendia. E a Luciana tem esse dom de abrir a cabeça mesmo que ela seja meia maciça como a minha e fazer entrar um pouco de ar. Com sua ajuda descobri uma voz mais minha, apesar das fórmulas do vestibular. Regras e fórmulas que geralmente surgem perto do Vestibular ou de quaisquer outras situações que podem nos levar a fazer um curso de redação. Atrevo-me a dizer que aprendi a escrever com ela. Esse é o recheio. O resto são cascas.

Ricardo M. C.  USP de Ribeirão Preto/MEDICINA


Em 2007, estava com problemas em técnica de redação, principalmente no sentido de reorganizar as minhas ideias e colocá-las no papel. Minha irmã encontrou o contato da Professora Luciana e resolvi experimentar. Experiência da qual não me arrependo, pois consegui entrar na faculdade que eu tanto almejava (Letras-USP) e de quebra conhecer uma ótima professora, comprometida, e acima de tudo uma pessoa com uma didática sensacional e sensível. Recomendo a todos!

Yara C.  USP/LETRAS


Conheci as aulas da Luciana por intermédio de uma colega de sala, nessa época estava fazendo cursinho com o intuito de iniciar minha segunda graduação. Apesar de já ser formada em psicologia, possuía várias deficiências na escrita que me impediam de alcançar bons resultados nas provas de redação. Iniciei o curso bastante descrente quanto aos resultados, pois eu achava impossível que em tão pouco tempo poderíamos reverter dificuldades de longa data. Graças ao acompanhamento dedicado da Luciana consegui sair do 5,0 para 9,0 nas redações dos melhores vestibulares de SP. Hoje estudo na Farmácia Bioquímica na UNIFESP, boa parte em razão do seu excelente trabalho.

Elisângela R.  UNIFESP/FARMÁCIA Bioquímica 


Luciana foi professora de redação da minha irmã, que agora está cursando medicina na UFRJ. Graças a minha mana, que me apresentou a Lu, tive a oportunidade de também ser orientado na minha luta por uma vaga na universidade. Devido a acuidade e experiência dela, pude desenvolver muito mesmo minha escrita. Com as aulas, eu consegui superar bloqueios e vícios, o que permitiu que eu conseguisse escrever redações no tempo e outras condições impostas no vestibular. Em dois anos prestando, um dos quais tive aulas com a Luciana, como resultado obtive 28 no último vestibular da UNESP, nota máxima; 880 no ENEM e 41,250 na UNIFESP (nota máxima: 50,000). Entretanto, todos sabemos o quão concorrida é a carreira que escolhi: Medicina. Ainda não consegui obter a tão sonhada vaga. Mas os ensinamentos que ganhei nas aulas tornaram com certeza o meu caminho das pedras mais fácil de ser trilhado.

Felipe A.